O mais pequeno e engraçado SUV deste construtor coreano recebeu, finalmente, uma versão dotada com um mais competitivo motor a gasóleo de 1,7 litros e 115 cv de potência. Para além desta proposta, a todos os títulos mais económica do que a de 2,0 l — consumo médio de 5,2 litros e preço abaixo dos 30 mil euros —, a gama Hyundai ix 35 passa igualmente a disponibilizar uma versão a gasolina 1.6 com a mesma potência.
O novo Hyundai ix35 foi desenhado para satisfazer as necessidades e estilos de vida dinâmicos dos condutores europeus e das suas famílias, oferecendo mais estilo, mais espaço,mais equipamento e novidades tecnológicas, além de fortes eco-credenciais agora reforçadas com a introdução do novo motor 1.7 litros turbodiesel da família U2.
A versatilidade conhece novo impulso com a introdução do mais recente bloco 1.6 litros da família GDI a gasolina.
Motor 1.7 litros turbodiesel em estreia
Para aumentar ainda mais a competitividade no mercado nacional, o Hyundai ix35 passa agora a estar equipado com o novo motor U2 1.7 litros turbodiesel CRDi, paralelamente ao fantástico bloco 2.0 litros já em comercialização com dois níveis de potência, 136 e 184 CV.
Desenhado no centro de pesquisa e desenvolvimento localizado na Alemanha e fabricado na unidade de produção localizada na Eslováquia, este motor destaca-se pela utilização da mais recente geração do sistema “common rail” juntamente com um turbo compressor de geometria variável com controlo electrónico, válvula de recirculação de gases de escape com comando electrónico e filtro de partículas, cumprindo a norma Euro5 de emissões poluentes. É um motor limpo, suave, silencioso e económico, mas capaz de assegurar uma boa resposta ao acelerador e um desempenho vivo e dinâmico.
O bloco U2 1.7 foi desenvolvido para oferecer a melhor experiência de condução, proporcionando uma suave mas forte aceleração praticamente desde o arranque. A potência máxima é de 115 CV (85 kW) às 4000 rpm e o binário de 260 Nm encontra-se disponível entre as 1250 e as 2750 rpm. Em termos de desempenho dinâmico, o novo ix35 1.7 CRDi consegue alcançar os 173 km/h com valores impressionantes de emissões de apenas 135 gr/km deCO2 e um consumo médio de 5,2 litros aos 100 km.
Motor 1.6 a gasolina completa gama
Além da estreia do bloco 1.7 litros turbodiesel, a gama do ix35 estreia ainda no mercado nacional o motor 1.6 litros a gasolina da família Gamma, o GDI, uma unidade motriz moderna e tecnologicamente avançada. Com injecção directa, este motor é a segunda aplicação por parte da Hyundai desta tecnologia, depois do motor 2.4 litros que equipa o Sonata recentemente introduzido em vários mercados fora da Europa.
O bloco 1.6 litros GDI é uma unidade que está no topo em termos de engenharia e gestão conseguindo assim três objectivos que parecem antagónicos: reduzir emissões aumentando a potência e diminuindo o consumo de combustível. Antes da utilização da tecnologia GDI, o ganho em uma delas significava o prejuízo das outras duas.
O sistema GDI injecta combustível directamente na câmara de combustão oferecendo uma precisão inigualável e grande controlo sobre a combustão. Comparado com um motor convencional com a mesma cilindrada, o bloco GDI oferece mais 7 por cento de binário abaixa rotação, 12 por cento mais de binário a elevadas rotações e 10 por cento menos de consumo de combustível.A unidade de 1.6 litros está equipada com uma injecção multi-ponto electrónica e um sistema duplo de variação automática do tempo de abertura das válvulas (CVVT) para aumentar o desempenho, resposta ao acelerador, economia de combustível e reduzir as emissões em baixas e médias rotações.
O motor totalmente em alumínio com quatro válvulas por cilindro debita 135 CV (99 kW) às 6300 rpm e um binário de 164,3 Nm às 4850 rpm. As emissões de CO2 são baixas com um valor de 149 gr/km.ix35 com sistema de tracção dianteira.
No que toca à transmissão, o ix35 com as novas motorizações 1.6 GDI a gasolina e 1.7 litros CRDi, disponibiliza apenas versões de tracção dianteira.A tracção dianteira oferece menor peso do veículo permitido acelerações mais rápidas e maior economia de combustível em estradas com bom pavimento, ajudado pelo controlo de tracção (TCS) oferecido de série e associado ao ABS do veículo.
No que toca à transmissão, o ix35 com as novas motorizações 1.6 GDI a gasolina e 1.7 litros CRDi, disponibiliza apenas versões de tracção dianteira.A tracção dianteira oferece menor peso do veículo permitido acelerações mais rápidas e maior economia de combustível em estradas com bom pavimento, ajudado pelo controlo de tracção (TCS) oferecido de série e associado ao ABS do veículo.
A tracção é reforçada pela disponibilidade dos sistemas HAC (Hillstart Assist Control/Assistência ao arranque em plano inclinado) que evita que o carro descaia no arranque e DBC(Downhill Brake Control /Controlo de descida em declive) que limita a velocidade do veículo em descidas íngremes.
As novas motorizações agora disponíveis equipam, duas versões com níveis de equipamento distintos, Classic e Comfort na variante gasolina 1.6 GDI e 3 versões, Classic, Comfort e Stylena variante 1.7 CRDi Diesel. Ambas as gamas, gasolina e diesel disponibilizam caixa de 6velocidades manual e serão comercializadas ao abrigo do inovador eco-programa da Hyundai, Blue Drive™ e incluem o sistema Stop/Start (ISG), um sistema de gestão do alternador para poupar energia, um indicador da altura ideal de passagem de caixa para encorajar uma condução mais económica e o uso de pneus de baixo atrito.
Além de todas estas vantagens, o Hyundai ix35 beneficia da garantia Tripla Confiança que oferece cinco anos de garantia ilimitada, cinco anos de assistência em viagem gratuita verificações anuais gratuitas durante cinco anos. Esta garantia oferece ao utilizador uma sensação de tranquilidade e conforto inigualável.
(excerto do texto distribuído pelo Departamento de Comunicação do Entreposto, representantes em Portugal dos automóveis Hyundai. Em breve complementaremos com um ensaio a esta versão. Estão disponíveis trabalhos referentes ao motor 2.0 CRDi e à versão com tracção integral)
Sem comentários:
Enviar um comentário