Considerado já o quarto em grandeza do Velho Continente, está prestes a acontecer a terceira edição do Festival Histórico do Algarve. Nos quatro dias reservados à competição, irão estar em pista mais de 320 carros históricos e clássicos, abarcando um período entre as décadas de 30 e 90 do século passado. Serão no total 21 corridas agrupadas em 13 grelhas, abarcando 20 categorias diferentes. Mas para lá da parte competitiva, a maior festa será o convívio entre e com pilotos de várias gerações.
Categorias em pista:
- Single Seaters: Formulas Ford, V, Vauxhall Jr e F 1430
- Sir Stirling Moss Trophy: carros desportivos dos anos 50 numa corrida com troca de pilotos e reabastecimento. Inscritas mais de 35 máquinas. Lotus XI, XV e XVII, Cooper Monaco e Bobtail, Astron Martin BDR1, 2 e 3, Elva MkV, Lister Jaguar, Triumph TR2 e Lotus Elan (classe para convidados)
- Groups 1, 2, 4 e A PRE-1986: prova de 60 minutos para um ou dois pilotos, carros com pneus slick. Podem correr todos os carros do Campeonato Nacional, como os Porsche e Escort. Inscritos modelos como Ford Capri, BMW CSL, Jaguar XJ12 e Datsun 240Z.
- PRE-1966 U2TC: corrida de 60 minutos para um ou dois pilotos e carros com pneus radiais com piso da época
- 1000km Pre-1972 Prototypes: corrida de 1h 45 minutos para um ou dois pilotos com reabastecimento, para sport protótipos construídos até 31 Dezembro 1971
Confirmadas estão as presenças internacionais de Richard Attwood, Gerry Ashmore, Tony Brooks, Nanni Galli, Howden Ganley, Nano da Silva Ramos, Teddy Pilette, Tim Parnell, Michael MacDowel, Peter Westbury, Reine Wisell, David Piper, Maria Teresa de Filippis, Danny Sullivan, Hans Joachim Stuck, Nino Vaccarella, Jo Vonlanthen e Jochen Mass, aguardando-se também a participação de vários pilotos portugueses.
Bilhetes:
Já à venda com os seguintes preços:
*passe padock adquirido somente mediante a compra de bilhete válido de qualquer bancada
Programa
Sábado e domingo os pilotos de F1 desfilarão no circuito em carros das marcas em que mais se distinguiram na sua carreira e darão sessões de autógrafos no paddock. No sábado á tarde, alguns irão também participar numa prova de kart – a Taça do CIAPGPF1 – no Kartódromo Internacional do Algarve, constituindo outra atracção para o grande público.
Será ainda prestada homenagem ao alemão Paul Pietsch, o mais velho piloto de Fórmula 1 ainda vivo. Com 100 anos feitos a 20 de Junho, ele chegou a ser mais rápido que o famoso Bernd Rosemayer, em testes da mítica equipa Auto Union antes da II Grande Guerra!
Existem condições especiais para os clubes de clássicos, que têm aqui uma excelente oportunidade de participarem activamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.
O programa completo da prova, com os horários das várias corridas, bem como diversas outras informações podem ser encontradas AQUI, o site oficial do evento.
Importância turística do evento
Com mais de 450 pilotos de mais de 23 nacionalidades ao volante de uns 320 carros históricos, a “população residente” do paddock do AIA superará as 1200 pessoas. A este número deverão acrescentar-se os mais de 300 elementos da organização. Cerca de 80 por cento destes participantes, equipas, parceiros, amigos, familiares, são estrangeiros de mais de 23 nacionalidades.
Trata-se assim de uma fonte de receita considerável para o turismo regional, nomeadamente em unidades hoteleiras, restauração e empresas de serviços, desde o Aeroporto de Faro – que receberá um adicional de umas 800 entradas e saídas – até às rent-a-car.
O AHF é um museu dinâmico da história do automóvel, com a beleza de grandes máquinas como um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas, movido por um motor circular. Jaguar e Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans - como os imbatíveis Mercedes C11, os Jaguar XJR11, os Lancia LC2 ou os Porsche -, para qualquer amante do desporto automóvel esta é uma rara oportunidade para apreciar, num só lugar, décadas e décadas de um passado glorioso, que inclui até Fórmula 1 de 1970 e 1986.
Tudo à disposição do espectador que poderá tocar, ver de perto, fotografar e até conversar com pilotos e chefes de equipa, sem as restrições das provas modernas.
Sem comentários:
Enviar um comentário