Desenvolvimentos da Aliança PSA Peugeot Citroën e General Motors: veículos em comum, novos motores e unidades industriais em mercados emergentes
Na sequência do acordo cujos pormenores podem ser vistos neste texto, os dois construtores confirmaram que a sua Aliança Estratégica Global irá inicialmente abranger três projectos comuns de desenvolvimento de plataformas de veículos e a criação de uma organização conjunta de compras. Revelaram ainda a intenção de desenvolverem em conjunto uma próxima geração de pequenos motores a gasolina, económicos e de alta performance, bem como novos projectos de veículos e de iniciativas industriais na América Latina e noutros mercados emergentes.
Os primeiros projectos de desenvolvimento comum de plataformas e de veículos compreendem uma viatura MPV (Multi-Purpose Van) compacto para a Opel/Vauxhall e um Crossover Utility Vehicle compacto para a marca Peugeot, um MPV utilitário para os dois grupos e uma plataforma moderna para o segmento dos Utilitários, com baixas emissões de CO2, destinada às próximas gerações de modelos da Opel/Vauxhall, Peugeot e Citroën na Europa e noutras regiões.
Mas estão em análise outros projectos para veículos comuns, de modo a reforçar ainda mais a Aliança.
Os primeiros veículos resultantes desta cooperação têm lançamento previsto para 2016. Os modelos Opel/Vauxhall, Peugeot e Citroën serão claramente diferenciados e coerentes com as características das marcas respectivas.
Os parceiros da Aliança estabeleceram ainda o acordo definitivo para criar uma organização conjunta de compras na Europa, no sentido de beneficiar das sinergias daí decorrentes.

Em estudo estão novos projectos de veículos e de iniciativas industriais na América Latina e noutros mercados em ciclo de crescimento.
Intervenientes no processo
A General Motors Co. produz veículos em 30 países para as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Daewoo, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wulling.
O grupo francês PSA é formado por duas marcas de renome mundial, Peugeot e Citroën e ao comercializar 3,5 milhões de automóveis no mundo em 2011, 42% dos quais fora do continente europeu, tornou-se no segundo maior fabricante de automóveis da Europa.
Post a Comment