Com ar sedutor e intrépido, parte do charme deste carro está no estilo e no carácter aventureiro que transmite. Uma espécie de convite para jovens individuais ou pais de família (já agora mães também, porque não?..) que apreciam a aventura e a liberdade, sem prescindirem do conforto ou da atitude típica que se deseja de um modelo mais familiar. E é com mais um prémio na bagagem (“Familiar do Ano” em Portugal) que o V40 conhece mais uma versão, esta, essencialmente destinada a espíritos mais destemidos.
Aquilo que faz a versão “Cross Country” diferir do mais “civil” dos V40 é o facto de ser dotada de um conjunto de alterações que a capacitam para circular com maior à vontade fora do alcatrão: o chassis fica quatro centímetros mais afastado do solo e, dependendo do motor, pode receber tracção a duas ou às quatro rodas.
Além disso, protecções especiais da carroçaria e na plataforma ajudam a preservar a integridade do conjunto dos acidentes do caminho, acrescentando também barras no tejadilho, uma nova disposição das luzes diurnas em Led e ligeiras diferenças estéticas ou de tonalidade no habitáculo.
Para saber com mais pormenores as diferenças, o equipamento e a funcionalidade acrescentada, leia o respectivo TEXTO DE APRESENTAÇÃO.
Muda a estética, mantêm-se a eficácia
No capítulo mecânico, a unidade testada assenta na económica, versátil e acessível unidade turbodiesel D2, 1.6 de 115 cv com 270 Nm de binário.
Este motor vem acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades e função Start/Stop, apresenta emissões de CO2 de 99 g/km e um consumo de apenas 3,8 l/100 km. Os valores anunciados são semelhantes aos do V40 “de cidade”, embora eles dependam bastante do tipo de condução praticado. No final do ensaio, o computador de bordo registava um valor médio de 5,3 l/100 km.
E se, com este motor, o V40 Cross Coutry revela a mesma eficiência da versão civil, o aumento da altura ao solo e a maior firmeza da suspensão não provocam interferência significativa no conforto ou no comportamento em estrada. Já fora dela, a cumprir caminhos mais irregulares, torna-se mais evidente a presença de uma suspensão mais rija, destinada, sobretudo, a manter a aderência e a segurança da condução.
Mais “5 portas” do que carrinha
Apesar do prefixo V na designação (normalmente associado a versões carrinha), o V40 é, na verdade, um familiar compacto de 5 portas com linhas desportivas e apelativas.
Não vale a pena alongar muito a falar sobre o interior deste carro, cujas impressões não diferem muito das recolhidas NESTE ENSAIO. Vale a pena realçar a beleza e a possibilidade de escolha da forma como a informação do painel de bordo é apresentada e também que o espaço traseiro não é brilhante e que o respectivo banco é mais indicado para dois ocupantes.
A volumetria da mala queda-se pelos 335 litros, mas esta versão Cross Country ganhou ainda alguns acessórios dedicado de acessórios que aumentaram a sua funcionalidade ou que a protegem melhor da carga transportada.
Conservando o rebatimento fácil do banco dianteiro que aumenta consideravelmente a capacidade para transportar objectos mais longos, as variantes “Cross Country” podem conter uma série de extras que vão desde o embelezamento da carroçaria, melhoramento do ambiente interior ou que se destinam a facilitar a condução, como o sistema automático de estacionamento.
As versões V40 Cross Country têm um preço em média 2000 euros acima das que não apresentam estas características. E apesar de um ou outro acessório que contribui para a sua imagem constituir um extra pago à parte, os cerca de 30 mil euros da versão “base” V40 D2 Cross Country é um valor bastante competitivo para um modelo “premium” que, com estas características, praticamente não tem rivais no mercado.
DADOS MAIS
IMPORTANTES
|
|
Preços desde
|
29.615 euros
|
Motor
|
1560 cc, 8V,
115 cv às 3600rpm, 270 Nm das 1750 às 2500 rpm, common rail, turbo, geometria
variável, intercooler
|
Prestações
|
185 km/h, 11,9
seg. (0/100 km/h)
|
Consumos (médio/estrada/cidade)
|
3,5 / 3,8 /
4,2 litros
|
Emissões Poluentes (CO2)
|
99 gr/km
|
- Volvo V40 D2, D4, T4 (MY 2013)
- Volvo XC 60 D3 DRIVe/163 cv (2011)
- Volvo XC60 D5 AWD (2.4)
- Volvo XC70 2.0D/163 cv DRIVe (MY 2012)
- Volvo C30 1.6D DRIVe
- Volvo S60 D3 2.0D/163 cv
- Volvo V60 1.6 DRIVe 115 cv
- Volvo V50 1.6D Drive
- Volvo V70D3 2.0/163 cv (MY 2011)
- Volvo S80 2.0 D3 163 CV Momentum
Sem comentários:
Enviar um comentário