Ganhou um design exterior mais personalizado, renovou o interior, introduziu um novo motor e adquiriu mais equipamento. Mas continua a oscilar entre um SUV compacto e um pequeno “todo-o-terreno”, mantendo intactas as qualidades de versatilidade e as competências, dentro e fora de estrada, que já oferecia. Além de passar a contar de série (consoante a versão) com controlo electrónico de estabilidade (ESP), interiormente, o destaque vai para a renovada consola central que passa a incluir o sistema de navegação Dacia MEDIA NAV e deixa de ter os comandos de abertura eléctrica dos vidros dianteiros. Entre as propostas de motor mantém-se o diesel 1.5 dCi de 90 cv ou de 110 cv e o motor GPL 1,6l 16v com 105 cv. Novo é o motor a gasolina - 1.2 TCe com 125 cv - que permite preços a partir de 14.990 euros.
Com o Duster a Dacia completa a renovação da sua gama. Lançado em 2010, o modelo conquistou mais de 450 mil clientes em três anos.
Na nova face dianteira destaque para uma redesenhada grelha com nova entrada de ar, que inclui dois elementos cromados e uma generosa entrada de ar. Juntamente com novas ópticas duplas que integram as luzes diurnas, novas barras de tejadilho com assinatura “Duster” e jantes especiais de 16 polegadas equipadas com pneus “Mud and Snow”, estas alterações realçam o carácter do Dacia Duster e as suas capacidades fora de estrada.
Na traseira, as ópticas, uma ponteira de escape cromada e um novo lettering “4WD” nas versões 4x4 fazem eco do novo estilo da dianteira.
Mas é no habitáculo que se situa a principal evolução do novo Dacia Duster face à geração anterior.
Ensaios ao anterior modelo encontram-se aqui: Duster 1.5dCi 4x2 e Duster 1.5 dCi 4x4
Ensaios ao anterior modelo encontram-se aqui: Duster 1.5dCi 4x2 e Duster 1.5 dCi 4x4
O aumento da insonorização a bordo foi alcançado graças à redução dos ruídos provenientes do rolamento, do ruído do motor e de ruídos aerodinâmicos. Assim, a 130 km/h o nível de ruído no novo Dacia Duster é equivalente ao que se registava a 90 km/h na anterior geração.
O painel de instrumentos foi inteiramente redesenhado, existe uma nova consola central, novas cores, mais escuras, sublinham um carácter mais robusto e próprio de um todo-o-terreno e o redesenho e reforço dos bancos e das costas do banco traseiro aumentam os níveis de conforto. Neste último aspecto, o novo Dacia Duster propõe três combinações possíveis de estofos, incluindo uma em couro.
Na nova consola central o destaque vais para a inclusão de novas possibilidades multimédia e para o abandono dos comandos dos vidros eléctricos que passam agora a situar-se nas portas (à frente e atrás), com função impulso no lado do condutor.
Com um interior mais espaçoso, a capacidade da sua mala cresceu para 475 litros, sendo capaz de transportar objectos até 2,70mts de comprimento (com o banco traseiro rebatido). Existem ainda espaços de arrumação adicionais com 3,3 litros de capacidade.
Também na disponibilidade de mais equipamento o renovado Duster difere do anterior. O multimédia chegou e logo com duas ofertas distintas:
- Dacia MEDIA NAV, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo, com ecrã táctil de 7 polegadas (18cm). A partir de uma página inicial é permitida a selecção intuitiva e fácil das 6 funcionalidades do sistema. O Dacia MEDIA NAV inclui a tecnologia Bluetooth e o sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview). A porta USB e a ligação áudio por jack estão instaladas no painel central, para facilitar a ligação de dispositivos móveis pessoais.
- Dacia Plug&Radio, sistema multimédia simples e eficaz que inclui o rádio com leitor de CD compatível com a leitura de formatos MP3, ligação Bluetooth, porta USB e a ligação áudio por jack.
Mas para corresponder as expectativas mais elevadas do que aquelas que tinham os clientes iniciais do Duster, a Dacia passou a disponibilizar equipamentos como um regulador/limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros e um termómetro de temperatura exterior.
Quanto ao primeiro, a sua activação é feita a partir de um comando localizado na consola central, enquanto a regulação da velocidade se encontra no volante.
Novo motor a gasolina, versões diesel e GPL
O novo Dacia Duster recebe o motor TCe a gasolina do Grupo Renault. Trata-se de uma unidade de 4 cilindros com turbo e injecção directa, que oferece um desempenho equivalente a um motor atmosférico de 1,8l.
Mais leve e compacto, o bloco TCe 125 é, ao mesmo tempo, potente e económico. O consumo em ciclo misto é de apenas 6,3l/100km. Além disso, a corrente de distribuição não carece de manutenção ou substituição ao longo de toda a vida do motor.
Este motor está acoplado a uma caixa manual de seis relações e está disponível na versão de duas rodas motrizes no novo Dacia Duster. As suas emissões de CO2 são de 145g/km.
O binário máximo de 205Nm está integralmente disponível entre as 2000 e as 3000 rpm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9,6 segundos.
Ainda a gasolina, em comercialização mantém-se o motor 1.6 de 16v e 105cv com modo de funcionamento também a GPL. Esta versão bi-fuel proporciona uma redução dos custos de utilização e menores emissões de CO2.
O condutor que escolhe o combustível que quer utilizar através de um simples botão situado no painel de bordo. Em ciclo misto, o consumo deste motor é de 7,2l/100km a gasolina e de 9,0l/100km para o GPL e as emissões de CO2 são respectivamente de 165 e 145g/km.
A versão bi-fuel estará disponível, no Novo Duster, nas versões de duas rodas motrizes e com uma caixa manual de cinco velocidades.
A gasóleo continua o motor 1.5 dCi com 90 cv ou 110 cv, aliado sempre a uma caixa manual de seis velocidades.
O 1.5 dCi de 90 cv está disponível nas versões 4X2 com um consumo, em ciclo combinado, de 4,7l/100km e emissões de CO2 de apenas 123g/km.
O motor de 110 cv tem um consumo de 4,8l e emissões de CO2 de 127g/km, nas versões 4X2. Nas versões de tracção integral os consumos são de 5,1l/100km e as emissões de 135g/km.
A transmissão conserva também uma primeira relação mais curta para permitir uma resposta suave e fluída, a baixa velocidade, em terrenos acidentados, uma melhor capacidade de arranque em declives acentuados e capacidade de retenção em descidas íngremes.
Para ajudar a reduzir os consumos, uma função “Eco mode” ajuda o condutor a optimizar o seu consumo de combustível. Quando activado, o sistema aplica algumas modificações específicas que limitam a performance do motor e o conforto térmico, dentro de limites razoáveis para o condutor e passageiros.
O modo Eco pode reduzir até 10% o consumo de combustível e as emissões de CO2, dependendo do estilo de condução e das condições da estrada.
Também um indicador de mudança de velocidade (GSI) informa, através de um testemunho visual, qual o regime ideal para engrenar uma nova velocidade de forma a reduzir o consumo de combustível.
No final do texto encontra-se uma tabela com todas as características mecânicas da nova geração Duster.
O controlo de estabilidade (ESP) é agora de série no novo Dacia Duster.
Também de série surge o Sistema de Assistência à Travagem de Urgência (EBA) associado ao sistema ABS.
Para aumentar o nível de segurança dos seus passageiros, vem equipado, de série, com 2 airbags laterais cabeça/tórax e pré-tensores dos cintos de segurança para os lugares dianteiros.
Dispõe também de um sistema de alerta, visual e sonoro, de não colocação do cinto de segurança para condutor e passageiro.
Os bancos traseiros estão equipados com sistema de fixação Isofix para a simples e eficaz fixação das cadeiras de bebé.
Dimensões compactas (4,31 m de comprimento por 2 m de largura) tornam o Duster bastante ágil. Com a posição de condução elevada, os condutores tem uma excelente visibilidade que lhes permite antecipar qualquer obstáculo.
Equipado com toda a experiência da Nissan na concepção de automóveis 4X4, as capacidades da versão de quatro rodas motrizes cresceram graças ao reforço de todas as protecções inferiores do chassis, a uma distância ao solo de 210mm que permite enfrentar terrenos desnivelados e a ângulos de ataque de um verdadeiro todo-o-terreno.
O ângulo de aproximação de aproximação é de 29.3ᵒ, o ângulo ventral de 23ᵒ e um ângulo de saída de 34.9ᵒ
Através de um comando situado na consola central, o condutor pode adequar as capacidades do Dacia Duster às condições dos terrenos que tem pela frente:
- Modo “4X2”: a transmissão é bloqueada às rodas dianteiras motrizes. É o modo em que o Dacia Duster é mais económico e o mais apropriado para estradas com bom piso e bom nível de aderência.
- Modo “Auto”: o binário é distribuído automaticamente entre o eixo dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de aderência, podendo atingir um valor máximo de 50% sobre o eixo traseiro.
- Modo “Lock”: o sistema bloqueia electronicamente a transmissão para quatro rodas motrizes, transferindo 50% do binário, de forma permanente, para o eixo traseiro. Este modo é recomendado para utilização a baixas velocidades, em terrenos acidentados ou de baixa aderência, como neve, lama, gravilha ou areia.
-->
Sem comentários:
Enviar um comentário