Modelo de maior sucesso da marca francesa e líder do seu segmento em diversos mercados europeus, o Mégane renovou-se em termos estéticos e actualizou-se em termos tecnológicos. Não se registaram alterações na oferta de motores face à versão anterior (ver AQUI o ensaio a todas as versões e modelos), como se pode observar na tabela de preços publicada mais abaixo. Com uma nova identidade dianteira, distribuído pelas carroçarias Berlina, Coupé, Break e Coupé-Cabriolet (além de uma inédita oferta de 2 versões de Comerciais Ligeiros com base na Berlina e no Coupé), a gama tem preços a partir dos 22.800€ e beneficia da habitual garantia de 5 anos.
Nos últimos nove anos o Mégane foi sempre um dos três modelos mais vendidos em Portugal. Foi oito vezes líder do segmento (2013 incluído) e, em termos absolutos, foi seis vezes o modelo mais vendido em Portugal. A terceira geração só este ano é que vai ser destronada da liderança absoluta, passando esse testemunho ao Clio.
Por ter beneficiado de muitos e importantes desenvolvimentos tecnológicos que são hoje referência ou até únicos no segmento – melhores motores da categoria; R-Link considerado o melhor sistema multimédia do mercado; e melhor classificação de sempre nos testes de segurança Euro NCAP –, é na estética que o novo Renault Mégane mais se demarca da geração anterior.
Recebe uma frente com a nova identidade visual já vista em modelos como o Clio, Captur, Scénic ou ZOE e que simboliza a nova estratégia de design da marca Renault:
- Capot é totalmente novo, de modo a receber o símbolo Renault de maiores dimensões ao centro
- Novos faróis de LED
- Novo pára-choques e uma nova grelha
- Novas molduras e novas máscaras dos faróis nas gamas GT Line e R.S..
Os melhores motores do segmento
Disponível com cinco diferentes motorizações, três diesel e duas a gasolina, com destaque para os novos motores Energy dCi 130 e Energy TCe 130.
- Motor Energy dCi 130 com 130 cv e 320 Nm, o motor 1.6 diesel mais potente do mercado. Consumo de 4,0 l/100 km em ciclo misto e emissões de CO2 de apenas 104 g / km. Entre as várias tecnologias (raras para este tipo de motorizações) que este motor incorpora, destaque para o sistema Stop & Start, EGR de baixa pressão, Energy Smart Management e Swirl Variável.
- Motor Energy TCe 130, motor de 1,2 litros mais potente do mercado. Com 130 cavalos e 205 Nm de binário às 5.500 rpm, consumo de 5,4 l/100 km em ciclo misto e emissões de CO2 de 124 g/km. O novo TCe 130 inaugura, também, a disponibilidade da caixa EDC de dupla embraiagem de 6 relações numa motorização a gasolina.
- Bloco 1.5 dCi com 95 e 110 cv. O motor Energy 1.5 dCi 110 também é comercializado com a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC;
- Motor 2.0 Turbo 16 V que equipa o novo Mégane R.S., com 265 CV (195 kW) de potência às 5500 rpm e um binário de 360 Nm a partir das 3000 rpm. Emissões de 174 g de CO2 e uma velocidade máxima de 254 km/h, escassos 6 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e 25,4 segundos dos 0 aos 1000 metros.
Gama de preços para Portugal (ampliar a imagem para melhor visualização)
A mais avançada tecnologia multimédia
Desde o ano passado que o novo Mégane tem sido alvo de várias e importantes evoluções tecnológicas, nomeadamente ao nível do equipamento.
O destaque vai para o R-Link, recentemente distinguido como o melhor sistema multimédia da indústria automóvel por parte de uma empresa especializada em tecnologia automóvel.
No novo Renault Mégane, o R-Link surge integrado acima da consola central. Este é um equipamento único no segmento que, para além da navegação (TomTom®), permite ver fotografias e vídeos, ouvir música, consultar o email, navegar nas redes sociais, fazer estudos comparativos dos consumos e muitas outras funções. Tudo isto através de um ecrã táctil de 7 polegadas (18 centímetros), com uma ergonomia simples e intuitiva e que até responde aos comandos por voz.
A lista equipamentos integra também:
- Sistema de som Bose Edition (com entrada USB)
- “Visio System”, um forte aliado em matéria de segurança e de conforto, já que emite um sinal sonoro sempre que o automóvel se desvia da faixa sem que o “pisca” seja accionado e, em condução nocturna, controla automaticamente os faróis médios e máximos
- Sistema de auxílio ao estacionamento com câmara traseira
- Ar condicionado automático com regulação “bi-zona”
- Sistema de ajuda ao arranque em subida
- Cartão mãos-livres,
Novidades Mégane coupé-cabriolet
Além de adoptar a face dianteira com nova identidade de design da Renault, com um novo pára-choques que integra o logótipo da Renault de grandes dimensões colocado sobre um fundo preto brilhante, o sistema multimédia integrado R-Link, presente na maioria dos modelos da Renault, estará também disponível no Novo Mégane Coupé-Cabriolet.
Com o maior tecto panorâmico vidrado do seu segmento (em modo coupé) o Novo Mégane Coupé-Cabriolet oferece todas as sensações da condução num descapotável eliminando os inconvenientes. O vidro pára-vento, que equipa de série o Mégane Coupé-Cabriolet, é uma oferta única neste segmento e oferece o máximo conforto aos 4 passageiros até uma velocidade de 90 km/h.
Este novo Mégane Coupé-Cabriolet estará disponível na Primavera de 2014.
R.S. monitor democratizado
Ainda em matéria de equipamento, uma referência para a “democratização” do R.S. Monitor 2.0 no Renault Mégane R.S., uma vez que, até hoje, apenas estava disponível no exclusivo Mégane R.S. Red Bull Racing RB8.
E se o Mégane R.S. era dotado de um sistema de telemetria que só tinha paralelo nos superdesportivos, a segunda geração do R.S. Monitor (incorporado no R-Link) pode ser considerado o mais completo sistema de telemetria montado em fábrica num automóvel de grande produção, mesmo comparando com alguns superdesportivos…
Na realidade, o R.S. Monitor 2.0 satisfaz até o mais exigente amante de condução desportiva, já que através de manómetros, gráficos e diagramas a cores, dá informações sobre diferentes temperaturas, valores e curvas de potência, performances, tempos e até permite a gravação de dados num dispositivo USB, isto entre muitas outras funções.
Veja neste vídeo vários detalhes do novo Renault Mégane R.S.
Veja neste vídeo vários detalhes do novo Renault Mégane R.S.
Tecnologias comprovadas ao serviço da segurança
A actual geração do Renault Mégane obteve as 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP e, segundo os critérios de avaliação que estiveram em vigor até este ano, o Mégane foi o modelo mais pontuado de sempre (com 37 pontos obtidos em 37 possíveis na protecção de adultos).
A segurança activa e passiva estão ao melhor nível, graças às tecnologias mais eficazes, como por exemplo:
- Ignição automática dos faróis e dos limpa-pára-brisas
- Regulador/limitador de velocidade
- ABS com repartidor electrónico de travagem, auxílio à travagem de emergência (AFU) de série
- ESC (Electronic Stability Control) com função adicional de controlo de sub-viragem (CSV)
- Sistema Renault de protecção de 3ª geração, incluindo a protecção anti-afundamento (duplo pré-tensor, limitador de esforço e airbags adaptativos)
- Duplos sensores de choque lateral e airbags tórax/bacia/abdómen bi-câmara
- Pontos de fixação Isofix de 3 pontos para a colocação de cadeiras de criança, nos três lugares da segunda fila.
-->
Sem comentários:
Enviar um comentário