APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz classe S Coupé
Com uma estética própria, equipamentos exclusivos e um refinado toque desportivo, o novo S Coupé de duas portas propõe, na lista de equipamento opcional, o controlo de suspensão MAGIC BODY CONTROL com função de inclinação em curva (“curve tilting function”). Entre outras inovações de que dispõe estão os sistemas de projecção de informação no pára-brisas (“head-up display”) e de escolha e accionamento de funções por toque (“touch pad”). Como opção podem ainda ser escolhidas impressionantes ópticas dianteiras dotadas, cada uma, de 47 cristais Swarovski, cuja presença reforça a exclusividade e o impacto estético do novo modelo. Com estreia mundial agendada para o próximo Salão de Genebra (6 a 16 de Março de 2014), as entregas a clientes começarão a partir da segunda metade de 2014.
Com arquitectura exclusiva de duas portas possui motor V8 biturbo de 4663 cc. O S 500 Coupé apresenta uma potência nominal de 455 cv (335 kW), disponibilizando um binário máximo de 700 Nm. A sensação desportiva é amplamente garantida pela expressiva sonoridade do sistema de escape.
O sistema MAGIC BODY CONTROL, a primeira "suspensão capaz de ver", fez a sua estreia mundial no Classe S. Com a adição da função de compensação da inclinação em curva, o carro “inclina-se” nas curvas de uma maneira comparável à de um motociclista. Assim, a aceleração lateral que incide sobre os ocupantes é fortemente reduzida de uma forma semelhante a quando se descreve uma curva acentuada. A nova função de compensação da inclinação em curva é particularmente notória em estradas secundárias, incrementando o prazer de condução e o conforto.
Vejamos então com mais pormenor algumas características do novo S Coupé da Mercedes-Benz, versão final do protótipo que foi AQUI apresentado.
Exterior fluido e proporcional
Com uma distância entre eixos de 2945 mm, o Coupé tem 5027 mm de comprimento, 1899 mm de largura e 1411 mm de altura.
O perfil fluído caracteriza-se por uma linha traseira descendente distintiva da Mercedes-Benz, pelo capot comprido com linhas pronunciadas e relevos acentuados e por uma zona do habitáculo rebaixada com linha de cintura elevada. Os guarda-lamas acentuados, as rodas de grandes dimensões (de 18 a 20 polegadas) e o efeito visual criado pela secção traseira, reforçam-lhe o requinte.
.jpg)
A deslocação do ponto de fixação da matrícula para a zona mais baixa do pára-choques permitiu um acabamento mais elegante da tampa da bagageira mas também a colocação da estrela de três pontas numa melhor posição. É que ela pode girar para o exterior de forma a alojar a câmara de 360º opcional.
Com LEDs dispostos em duas filas horizontais nas ópticas traseiras, uma parte destas ópticas situa-se nas laterais e a outra parte está alojada na tampa da bagageira. O pára-choques traseiro dividido em duas partes e o difusor aerodinâmico, pintado em preto brilhante, estão em sintonia com os padrões exigidos tanto pela aerodinâmica como pelo design. Abaixo do difusor, tal como no pára-choques dianteiro, está uma asa horizontal em prateado. As elegantes saídas de escape encontram-se integradas no difusor.
O Classe S Coupé apresenta ainda um tecto panorâmico que ocupa mais de dois terços do total do tejadilho do veículo e tem uma área de cerca de 1,32 m2. Com o toque de um botão, o sistema MAGIC SKY CONTROL permite alterar a transparência do tecto entre o ambiente luminoso e a atmosfera mais escura. Quando na versão luminosa, o tecto é quase totalmente transparente e proporciona uma sensação de ar livre, mesmo nos dias mais frios. Na versão mais escura, a proporção de luminosidade que penetra no habitáculo é reduzida para menos de 1%, reduzindo, dessa forma, a entrada de calor no veículo. Além disso, uma cortina móvel permite proteger todo o interior da entrada de luz ou de calor.
Interior moderno e luxuoso como convém
O tablier do Classe S Coupé encontra-se dividido numa secção superior de desenho envolvente que se estende às portas e numa secção inferior esculpida de forma a parecer suspensa.
Esta arquitectura foi possível graças à deslocação do airbag para um local totalmente diferente. A inovação permite também que o generoso ecrã TFT duplo esteja agora alojado numa posição em que parece “pairar” sobre esta superfície guarnecida. Em baixo do ecrã, a consola central de desenho desportivo e em posição elevada, alonga-se até à traseira do habitáculo. Tanto as tampas dos compartimentos como os apoios de braço são revestidos a pele.
O novo volante desportivo, com braços galvanizados que parecem emergir da coluna de direcção, criam uma forte sensação de profundidade no volante.
À utilização de materiais nobres e às superfícies suaves com elegantes combinações de tom juntam-se saídas da ventilação, os botões, os extensores dos cintos de segurança e os revestimentos elaborados num material galvanizado com a designação "Silver Shadow".
À frente do apoio de braço, encontra-se o teclado sensível ao toque (touchpad), disponível em opção. Tal como num smartphone, o teclado sensível ao toque permite operar todas as funções principais utilizando apenas os dedos. O teclado também permite introduzir manualmente letras, números e caracteres especiais em qualquer uma das línguas reconhecidas pelo sistema. Diversos comandos, como, por exemplo, o sistema multimédia, estão agrupados em teclas num semicírculo em frente do elemento de comando central.
.jpg)
Novas cores interiores, como vermelho Bengal, castanho Saddle e porcelana, proporcionam a personalização do habitáculo. A luz ambiente de série, com diversas tonalidades, proporciona a correspondente sensação de bem-estar. O cliente pode optar entre sete ambientes de luz diferentes.
Menos distracção com a projecção de informação no pára-brisas
O sistema de projecção de informação (head-up display), coloca um elevado nível de dados importantes directamente no campo de visão do condutor, apresentando-a no pára-brisas de forma de forma a causar menos distracção face à condução. O sistema fornece informações acerca da velocidade do veículo, limites de velocidade, indicações de navegação e mensagens dos sistemas de assistência à condução.
A base técnica do sistema consiste num dispositivo óptico e num módulo totalmente a cores, com uma resolução de 480 x 240 pixels, que funciona a LEDs de alta capacidade. O sistema projecta a imagem virtual, com cerca de 21 x 7 cm de dimensão, no campo de visão do condutor; ao condutor, a imagem parece que flutua a cerca de dois metros de distância por cima do capot. Um sensor de luz especial, localizado junto da extremidade superior do tecto, ajusta automaticamente a claridade do head-up display em função da luz proveniente do exterior.
Ajudas à condução e à segurança
Tal como no Classe S Limousine (AQUI apresentado na versão S 500 PLUG-IN HYBRID), o novo Coupé está disponível com numerosos sistemas de assistência que tornam a condução ainda mais confortável e segura. Os sistemas integrados no conceito “Mercedes-Benz Inteligent Drive”, entre outros dispositivos, os travões PRE-SAFE® com detecção de peões, DISTRONIC PLUS com Assistência à Direcção e Stop&Go Pilot, BAS PLUS com assistente de cruzamentos, Assistente ativo de Faixa de Rodagem, Sistema adaptativo luzes de máximos, Assistência à condução nocturna. O sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS apresenta uma função adicional ao assistente adaptativo de travagem, passando a proporcionar protecção contra colisão a partir de 7 km/h: se o risco de colisão permanecer e não houver resposta do condutor, o sistema é capaz de efectuar uma manobra de travagem autónoma a velocidades até 105 km/h, reduzindo desse modo a gravidade de colisão. O sistema também acciona os travões face a veículos imobilizados, até uma velocidade de 50 km/h, sendo capaz de evitar colisões traseiras até 40 km/h.
Tal como na limousine, o sistema preventivo de protecção de ocupantes PRE-SAFE® foi melhorado e evoluiu para o sistema PRE-SAFE® PLUS. O PRE-SAFE® PLUS é capaz de reconhecer uma colisão traseira iminente e avisar o tráfego precedente accionando as luzes intermitentes. Se o perigo de colisão persistir, o sistema pode também aplicar firmemente o travão de estacionamento assim que o veículo fique imobilizado, minimizando o risco de lesões por efeito de chicote ao reduzir o impulso para frente causado pelo embate na traseira.
Função activa de compensação da inclinação em curva
O sistema MAGIC BODY CONTROL, a primeira suspensão “capaz de ver”, fez a sua estreia mundial no Classe S.
Ao inclinar-se nas curvas de uma maneira comparável à de um motociclista ou de um esquiador, a aceleração lateral que incide sobre os ocupantes é fortemente reduzida.
A nova função de inclinação em curva é particularmente notória em estradas secundárias, incrementando o prazer de condução e o conforto. O objectivo não é atingir velocidades mais elevadas, mas sim proporcionar uma condução e uma dinâmica mais confortável e aprazível.
Disponível em opção para o S 500 Coupé, o sistema de suspensão MAGIC BODY CONTROL inclui ainda as funções ABC - Controlo Activo da Carroçaria (Active Body Control) e Detecção da Superfície da Estrada (ROAD SURFACE SCAN).
.jpg)
-->
Post a Comment