Exemplar único em Portugal, o Autocar M3 Half Track adquirido para figurar na exposição permanente do Museu do Caramulo foi construído em Julho de 1943 pela Autocar Motor Company. É um dos 43000 M3 Half Track registados pelo exército norte-americano com a matrícula “USA 4065552/S”, tendo participado na Segunda Guerra Mundial.
Este “Half Track” (significa “meia lagarta” porque usa lagartas em vez de rodas traseiras) serviu o exército norte-americano no transporte de infantaria e material bélico durante a libertação da Europa. Após o fim do conflito, o veículo permaneceu em solo europeu, tendo trocado várias vezes de mãos até finalmente ser adquirido na Holanda para figurar no Museu do Caramulo.
Construídos pelas empresas Autocar Company, Diamond T Motor Company e White Company, as viaturas faziam uso de uma grande parte de peças “civis”, tendo em vista melhorar as condições de serviço no terreno, bem como a fiabilidade. Os motores, o White 160AX e o IHC Red Diamond 450, eram acoplados a uma caixa manual não sincronizada, com quatro velocidades e caixa de transferência com duas relações.
Ostentando uma carroçaria mais imponente que o seu irmão M2, o M3 Half Track podia ser utilizado em diversos tipos de cenários de guerra, mas a sua principal função era o de transporte de tropas.
Medindo 6,52 metros de comprimento e com dez lugares na parte traseira e mais três na cabina, o M3 levava também munições e armamento atrás dos bancos. Por necessidade, muitas vezes eram acrescentados suportes exteriores de modo a transportar mantimentos, mochilas e outros itens.
O motor de 6330 cc com 147 cv permitia-lhe atingir uma velocidade máxima de 72 km/h, apesar dos seus 8.600 kg.
-->
Sem comentários:
Enviar um comentário