Moscovo, na Rússia, Istambul, na Turquia, Rio de Janeiro, no Brasil, Cidade do México, São Paulo, novamente no Brasil, Palermo, em Itália, Varsóvia, na Polónia, Roma, de novo em Itália, Los Angeles, nos Estados Unidos e Dublin, capital da Irlanda são, por ordem crescente, as 10 das cidades mais congestionadas do Mundo. Em Portugal, o estudo realizado pela Tom-Tom para apurar o congestionamento das principais cidades de todo o mundo coloca Lisboa no 24.º lugar e o Porto no 44.º lugar. Na primeira, os lisboetas passam três dias por ano ao volante do seu automóvel.
Os resultados do Índice de tráfego mundial realizado pela Tom-Tom indicam que Lisboa e Porto são as cidades portuguesas com mais trânsito. Nestas localidades, os períodos de maior engarrafamento de trânsito são terça-feira de manhã e sexta-feira à tarde.
Quem conduz regularmente em Lisboa consome, em média, 72 horas por ano ao volante do seu automóvel. A média mundial é de cerca de 8 dias úteis.
Este barómetro, que apura o congestionamento das principais cidades de todo o mundo, é anualmente efectuado pela Tom-Tom, líder global em produtos de navegação e mapeamento. A tecnologia utilizada pelos aparelhos e sistema que produz permitiram concluir que os atalhos escolhidos pelos condutores para evitar os engarrafamentos são, na realidade, mais demorados, acrescentando 50% mais tempo às deslocações.
Os dados de tráfego da Tom-Tom mostram que os engarrafamentos em estradas secundárias são piores que nas artérias principais. Na capital, as autoestradas registam 9% de nível de congestionamento, enquanto nos restantes itinerários é de 27%.
A média global de engarrafamentos é de 26 por cento.
-->
Sem comentários:
Enviar um comentário