APRESENTAÇÃO: Opel Astra (my 2016) Preços. Motor. Equipamento
- Comercialização em Portugal arranca a 19 de Novembro
- Motor a gasolina 1.0 Turbo com 105 cv a partir de 20.970 euros
- Motor a gasóleo 1.6 CDTI de 110 cv a partir de 24.720 euros
- Custos de utilização e manutenção do Opel Astra 2016 são mais reduzidos
Mais leve e compacta, a nova geração do Opel Astra substitui o modelo renovado em 2012.
A carroçaria de 5 portas chega a Portugal em meados de Novembro de 2015. A carrinha Astra Sports Tourer em Abril de 2016.
Possui motores a gasolina de 100, 105, 125, 150 cv e 200 cv.
O único motor a gasóleo do novo Opel Astra é o 1.6 CDTI com versões com 95, 110 e 136 cv.
Oferece mais espaço interior, linhas mais modernas e uma maior funcionalidade dos comandos principais, além de disponibilizar mais e mais completas ajudas à condução.
Apesar disso, o novo Opel Astra de 5 portas é 5 cm mais curto, 2,5 cm mais baixo e a largura foi reduzida em 5 mm: mede 4,37 metros de comprimento, 1,81 metros de largura (sem retrovisores) e 1,48 metros de altura.
Esta redução, juntamente com outras medidas estruturais, permitiram diminuir o peso até 200 kg (120 kg no mínimo).
Houve, além disso, um intenso trabalho de redução da resistência aerodinâmica (cx=0,285).
Tudo isso potencia a redução dos consumos dos motores a gasolina, já que os valores anunciados para os motores a gasóleo variam menos em relação aos da geração anterior.
* Caixa de velocidades robotizada
Mais compacto e mais leve, a nova geração tornou-se mais ágil e mais rápida a reagir às acelerações.
Esta sensibilidade não é tão evidente nas versões a gasóleo, sendo mais perceptível nas alternativas a gasolina.
Mesmo o mais pequeno e mais leve tri-cilindrico 1.0 de 105 cv tem uma resposta inesperada face à sua cilindrada, movimentando-se com desenvoltura suficiente na maioria das situações de tráfego urbano.
Sobressaem maiores limitações fora da cidade e em percursos mais íngremes, acabando por exigir mais trabalho com a caixa de velocidades nos trajectos mais íngremes e com mais peso a bordo.
Em resumo, as primeiras impressões recolhidas da condução do Astra são de um modelo com desempenho equilibrado, ao qual a redução de peso ajudou a conferir maior agilidade.
Parte das melhorias dinâmicas podem ser atribuídas à maior rigidez da suspensão, imposta devido à redução do peso total do conjunto, e ao novo posicionamento da suspensão.
O conforto do Opel Astra é ajudado pela boa compleição dos bancos, contudo prejudicado, em mau piso, pelo desempenho mais seco e firme da traseira do Astra.
O painel de bordo é uma completa novidade. A Opel reduziu drasticamente o número de comandos que desactualizavam a geração anterior do Astra.
Esse trabalho foi conseguido através da utilização de um ecrã táctil, que pode ser de 7 e 8’’, de uso intuitivo e com sensibilidade precisa ao toque. Situados no topo do painel de instrumentos, não obrigam a desviar muito o olhar da estrada, mas a sua visibilidade é por vezes prejudicada pela acção dos raios solares.
Os dois tipos possíveis de ecrã divergem na resolução e no número de funções.
O mais avançado, com 8 polegadas, engloba o sistema multimédia IntelliLink R 4.0.
Este sistema possui diversas opções que são facilmente acessíveis através de símbolos com bom tamanho e distribuição lógica.
Apesar da solução táctil, existem felizmente alguns comandos físicos para controlar o sistema de climatização e as principais funções do sistema multimédia, uma solução inteligente porque se tornam mais práticos de operar durante a condução.
O anterior Opel Astra já era um dos mais espaçosos da categoria, em grande parte devido ao facto de ser um dos com maiores dimensões.
Embora mais compacto, o interior do Astra de 2016 consegue ser ligeiramente maior, apesar da distância entre eixos ser 2 cm mais curta.
As diferenças não são significativas mas parece oferecer mais espaço a bordo, principalmente para as pernas dos ocupantes do assento traseiro (a Opel anuncia mais 3,5 cm).
Os revestimentos na parte superior do tablier e das portas são macios. No resto do habitáculo imperam soluções mais rígidas e mais leves, com grande rigor de montagem. A impressão final continua a ser de solidez, sem grande pretensão de dar uma aparência luxuosa.
Há dois tipos de assentos. Opcionalmente o sistema AGR permite ajuste dos apoios laterais do(s) banco(s) dianteiros, através do enchimento de almofadas de ar.
Com 18 possibilidades de ajuste (com memória), são capazes ainda de assegurar ventilação, função massagem.
A bagageira tem 370 litros de capacidade, formas regulares, suportes e pequenos compartimentos laterais.
Tal como na restante gama, o pneu suplente fino é um opcional de poucas dezenas de euros. De série conta com kit anti-furo.
O motor diesel de 1,6 litros mais potente (136 cv) tem um funcionamento mais ruidoso, não vibra demasiado e o binário elevado (320 Nm) permite-lhe recuperar mais facilmente a baixas velocidades.
A gasóleo, a aposta da Opel Portugal vai, contudo, recair na potência intermédia de 110 cv. Com praticamente o mesmo binário (300 Nm entre as 1750 e as 2000 rpm), esta versão é a mais equilibrada e “ecológica”: consumo médio de 3,4 litros e emissões de CO2 de 90 g/km.
Este motor já estava presente na anterior geração Opel Astra.
O desempenho do motor a gasolina mais pequeno pode ser uma opção de preço para uma condução menos exigente, mais urbana e com menos quilometragem.
Oferece uma resposta pronta, com um funcionamento sem vibrações e praticamente isento de ruído no habitáculo.
Com 3 cilindros, turbo e injecção directa, debita 105 cv e, de série conta com uma caixa manual de cinco velocidades, mas está também disponível com transmissão automatizada.
Com esta caixa manual automatizada, o Opel Astra 1.0 turbo, a gasolina, foi homologado com um consumo médio de 4,2 litros e emissões de 96 g/CO2, ao nível dos melhores da sua categoria.
O outro motor testado na apresentação é a versão mais potente do Opel Astra. Com 200 cv, o motor 1.6 turbo de injecção directa tem um binário de 300 Nm (em overboost), é extraordinariamente elástico e tem uma capacidade de recuperação muito ajudada pelo peso mais reduzido do conjunto.
Na gama vendida em Portugal fazem também parte o motor 1.6 CDTI de 136 cv (gasóleo) e o novo 1.4 Turbo de 150 cv a gasolina.
Todos estes motores pertencem à mais recente geração de motorizações da Opel, construídas em alumínio.
Existem três tipos de transmissão: caixas manuais de cinco e seis velocidades, a caixa manual robotizada Easytronic 3.0 e uma caixa manual automática de 6 velocidades disponível para o motor 1.4 turbo de 150 cv e para o diesel de 136 cv.
Pode encontrar todas as características dos motores disponíveis nas tabelas no final do texto.
A geração 2016 do Astra disponibiliza também equipamento inédito no segmento, como o avançado sistema de iluminação em led, designado IntelliLux LED Matrix.
Este opcional disponível nos níveis mais elevados de equipamentos é constituído por 8 módulos (em cada farol) com funcionamento independente, que adaptam, de forma automática, a intensidade e a direcção do feixe em função da iluminação da estrada e dos veículos à sua frente, quer os que viajam na mesma direcção como os que o fazem em sentido contrário.
Isto previne encadeamento e aumenta significativamente a visibilidade de quem conduz, sobretudo para as bermas da estrada.
Outro equipamento pouco habitual no segmento do Opel Astra são os bancos com ventilação, função de massagem e memórias de ajuste.
Existe ainda um sistema chamado Opel OnStar, um serviço permanente de assistência em viagem que permite o contacto telefónico com um centro de atendimento, para solicitar novas rotas até ao destino pretendido, um diagnóstico ao veículo ou comunicar uma situação de emergência.
Este serviço está associado a uma rede de acesso à Internet 4G e a uma rede wi-fi que transforma o interior do Opel Astra num “hotspot” para permitir conectar vários dispositivos – tablet, smartphone – em simultâneo.
Alguns sistemas de assistência à condução do anterior Astra foram melhorados, como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
A colocação e maior sensibilidade da nova câmara de radar colocada numa posição mais elevada do chassis, permitiu aumentar a capacidade dos sistemas de alerta e manutenção na faixa de rodagem (mesmo acima dos 100 km/h), bem como do alerta à colisão eminente, que intervém sobre os travões em caso de não existir reacção por parte do condutor (entre os 8 e os 80 km/h).
A câmara traseira com melhor definição e a tecnologia de estacionamento automático vieram tornar mais fácil as manobras desta natureza.
Em Portugal, o Opel Astra é proposto em 3 níveis de equipamento: Edition, Dynamic e Innovation.
De série: ar condicionado, volante forrado a couro, quatro vidros eléctricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecimento, computador de bordo, programador de velocidade com limitador, rádio com entrada USB, sistema Bluetooth e integração de "smartphones", e sistema de monitorização de pressão de pneus, controlo electrónico de estabilidade ESP Plus, ABS com EBD, airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina e fixações Isofix para cadeiras de criança.
Dynamic e Innovation acrescentam sensor de chuva, sensor de luminosidade, espelho retrovisor com anti-encandeamento eletrocromático e os sensores de estacionamento à frente e atrás.
Innovation acrescenta sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência, sistema de abertura e ignição sem chave Open&Start e rádio IntelliLink com sistema de navegação integrado, câmara dianteira Opel Eye, alerta de colisão dianteira iminente com travagem autónoma, alerta de saída de faixa com correcção autónoma da direcção e reconhecimento de sinais de trânsito
– Faróis de matriz de LED IntelliLux: 1350 euros
– Câmara Opel Eye com múltiplas funções de apoio à condução: 550 euros nos Edition e Dynamic (de série no Innovation)
– Rádio IntelliLink com navegação e integração de “smartphones”: 600 euros nos Edition e Dynamic (de série no Innovation)
– Sistema Opel OnStar: 490 euros (opção nos Astra Edition e Astra Dynamic)
A diminuição do peso foi obtida, em primeiro lugar, com a redução das dimensões do Opel Astra de 2016.
A carroçaria passa de 357 para 280 kg (77 kg de poupança) e a plataforma, inteiramente nova, pesa menos 50 kg. Isto foi conseguido graças a uma nova forma de concepção e ao uso de aços de elevada resistência que permitiram reduzir o tamanho do chassis auxiliar e ainda das alterações operadas sobre a suspensão dianteira e traseira, que as tornaram mais leves e aerodinâmicas.
Com o mesmo objectivo, as jantes com maior dimensão têm somente 18’’ e até o sistema de escape foi aligeirado.
O tanque de combustível é igualmente mais pequeno e passou a ter apenas 47 litros, em vez dos anteriores 56 litros.
O conjunto de bancos é também 10 kg mais leve.
A ajudar, algo só possível devido ao restante trabalho de redução de peso, o uso de motores mais pequenos e mais leves, com o bloco em alumínio em vez de ferro fundido.
O novo Opel Astra pode manter contacto permanente com o mundo exterior graças ao sistema Opel OnStar.
Além dos serviços permanentes de apoio em viagem e em caso de emergência, esta funcionalidade assegura uma resposta automática em caso de acidente, assistência em caso de roubo do veículo e a ligação Wi-Fi 4G à Internet.
Gratuito no primeiro ano de utilização após o registo, o Opel OnStar faculta contacto direto com um operador, 24 horas por dia, 365 dias por ano, bastando premir uma tecla. O centro de comando identifica o idioma do condutor através das configurações do sistema de infoentretenimento do automóvel.
O utilizador pode ainda recorrer à aplicação de ‘smartphone’ MyOpel para efectuar várias operações à distância, como a recolha de informação sobre o estado do veículo, a localização do automóvel ou o fecho ou abertura do sistema centralizado de fechaduras.
O Opel OnStar é, exclusivamente, um serviço de assistência e de emergência, sem qualquer função de monitorização. Por isso, o utilizador pode premir a tecla “Privacidade”, ocultando assim a localização do veículo.
Mas se ocorrer o accionamento de um “airbag”, a privacidade é automaticamente levantada para a pronta acção dos serviços de emergência.
PUB
- Motor a gasolina 1.0 Turbo com 105 cv a partir de 20.970 euros
- Motor a gasóleo 1.6 CDTI de 110 cv a partir de 24.720 euros
- Custos de utilização e manutenção do Opel Astra 2016 são mais reduzidos
Mais leve e compacta, a nova geração do Opel Astra substitui o modelo renovado em 2012.
A carroçaria de 5 portas chega a Portugal em meados de Novembro de 2015. A carrinha Astra Sports Tourer em Abril de 2016.
Possui motores a gasolina de 100, 105, 125, 150 cv e 200 cv.
O único motor a gasóleo do novo Opel Astra é o 1.6 CDTI com versões com 95, 110 e 136 cv.
Oferece mais espaço interior, linhas mais modernas e uma maior funcionalidade dos comandos principais, além de disponibilizar mais e mais completas ajudas à condução.
Apesar disso, o novo Opel Astra de 5 portas é 5 cm mais curto, 2,5 cm mais baixo e a largura foi reduzida em 5 mm: mede 4,37 metros de comprimento, 1,81 metros de largura (sem retrovisores) e 1,48 metros de altura.
Esta redução, juntamente com outras medidas estruturais, permitiram diminuir o peso até 200 kg (120 kg no mínimo).
Houve, além disso, um intenso trabalho de redução da resistência aerodinâmica (cx=0,285).
Tudo isso potencia a redução dos consumos dos motores a gasolina, já que os valores anunciados para os motores a gasóleo variam menos em relação aos da geração anterior.
Gama Opel Astra e preços em Portugal
|
cv
|
Consumo misto
|
Emissões CO2
|
P.V.P.
|
Opel
Astra 1.0 Turbo Edition
|
105
|
4,3
l/100
|
99
g/km
|
20.970
€
|
Opel Astra
1.0 Turbo Dynamic
|
105
|
4,3
l/100
|
99 g/km
|
21.970 €
|
Opel Astra
1.0 Turbo Innovation
|
105
|
4,3
l/100
|
99 g/km
|
23.720 €
|
Opel Astra
1.0 Turbo Edition Easytronic *
|
105
|
4,2 l/100
|
96 g/km
|
21.970 €
|
Opel Astra
1.0 Turbo Dynamic Easytronic *
|
105
|
4,3
l/100
|
99 g/km
|
22.970 €
|
Opel Astra
1.4 Turbo Innovation
|
150
|
5,1 l/100
|
117 g/km
|
25.770 €
|
Opel Astra
1.6 CDTI Edition
|
110
|
3,4 l/100
|
90 g/km
|
24.720 €
|
Opel Astra
1.6 CDTI Dynamic
|
110
|
3,5 l/100
|
93 g/km
|
25.720 €
|
Opel Astra
1.6 CDTI Dynamic
|
136
|
3,9 l/100
|
103 g/km
|
27.720 €
|
Opel Astra
1.6 CDTI Innovation
|
110
|
3,5 l/100
|
93 g/km
|
27.470 €
|
Opel Astra
1.6 CDTI Innovation
|
136
|
3,9 l/100
|
103 g/km
|
29.470 €
|
Opel
Astra 1.6 CDTI Innovation Cx. Aut.
|
136
|
4,5 l/100
|
119 g/km
|
31.470 €
|
Condução mais dinâmica
Mais compacto e mais leve, a nova geração tornou-se mais ágil e mais rápida a reagir às acelerações.
Esta sensibilidade não é tão evidente nas versões a gasóleo, sendo mais perceptível nas alternativas a gasolina.
Mesmo o mais pequeno e mais leve tri-cilindrico 1.0 de 105 cv tem uma resposta inesperada face à sua cilindrada, movimentando-se com desenvoltura suficiente na maioria das situações de tráfego urbano.
Sobressaem maiores limitações fora da cidade e em percursos mais íngremes, acabando por exigir mais trabalho com a caixa de velocidades nos trajectos mais íngremes e com mais peso a bordo.
Em resumo, as primeiras impressões recolhidas da condução do Astra são de um modelo com desempenho equilibrado, ao qual a redução de peso ajudou a conferir maior agilidade.
Parte das melhorias dinâmicas podem ser atribuídas à maior rigidez da suspensão, imposta devido à redução do peso total do conjunto, e ao novo posicionamento da suspensão.
O conforto do Opel Astra é ajudado pela boa compleição dos bancos, contudo prejudicado, em mau piso, pelo desempenho mais seco e firme da traseira do Astra.
Tecnologia melhora ergonomia e a funcionalidade
O painel de bordo é uma completa novidade. A Opel reduziu drasticamente o número de comandos que desactualizavam a geração anterior do Astra.
Esse trabalho foi conseguido através da utilização de um ecrã táctil, que pode ser de 7 e 8’’, de uso intuitivo e com sensibilidade precisa ao toque. Situados no topo do painel de instrumentos, não obrigam a desviar muito o olhar da estrada, mas a sua visibilidade é por vezes prejudicada pela acção dos raios solares.
Os dois tipos possíveis de ecrã divergem na resolução e no número de funções.
O mais avançado, com 8 polegadas, engloba o sistema multimédia IntelliLink R 4.0.
Este sistema possui diversas opções que são facilmente acessíveis através de símbolos com bom tamanho e distribuição lógica.
Apesar da solução táctil, existem felizmente alguns comandos físicos para controlar o sistema de climatização e as principais funções do sistema multimédia, uma solução inteligente porque se tornam mais práticos de operar durante a condução.
Interior (ainda) mais espaçoso
O anterior Opel Astra já era um dos mais espaçosos da categoria, em grande parte devido ao facto de ser um dos com maiores dimensões.
Embora mais compacto, o interior do Astra de 2016 consegue ser ligeiramente maior, apesar da distância entre eixos ser 2 cm mais curta.
As diferenças não são significativas mas parece oferecer mais espaço a bordo, principalmente para as pernas dos ocupantes do assento traseiro (a Opel anuncia mais 3,5 cm).
Os revestimentos na parte superior do tablier e das portas são macios. No resto do habitáculo imperam soluções mais rígidas e mais leves, com grande rigor de montagem. A impressão final continua a ser de solidez, sem grande pretensão de dar uma aparência luxuosa.
Há dois tipos de assentos. Opcionalmente o sistema AGR permite ajuste dos apoios laterais do(s) banco(s) dianteiros, através do enchimento de almofadas de ar.
Com 18 possibilidades de ajuste (com memória), são capazes ainda de assegurar ventilação, função massagem.
A bagageira tem 370 litros de capacidade, formas regulares, suportes e pequenos compartimentos laterais.
Tal como na restante gama, o pneu suplente fino é um opcional de poucas dezenas de euros. De série conta com kit anti-furo.
Motores: pela primeira vez 1.0 na gama Astra
O motor diesel de 1,6 litros mais potente (136 cv) tem um funcionamento mais ruidoso, não vibra demasiado e o binário elevado (320 Nm) permite-lhe recuperar mais facilmente a baixas velocidades.
A gasóleo, a aposta da Opel Portugal vai, contudo, recair na potência intermédia de 110 cv. Com praticamente o mesmo binário (300 Nm entre as 1750 e as 2000 rpm), esta versão é a mais equilibrada e “ecológica”: consumo médio de 3,4 litros e emissões de CO2 de 90 g/km.
Este motor já estava presente na anterior geração Opel Astra.
O desempenho do motor a gasolina mais pequeno pode ser uma opção de preço para uma condução menos exigente, mais urbana e com menos quilometragem.
Oferece uma resposta pronta, com um funcionamento sem vibrações e praticamente isento de ruído no habitáculo.
Com 3 cilindros, turbo e injecção directa, debita 105 cv e, de série conta com uma caixa manual de cinco velocidades, mas está também disponível com transmissão automatizada.
Com esta caixa manual automatizada, o Opel Astra 1.0 turbo, a gasolina, foi homologado com um consumo médio de 4,2 litros e emissões de 96 g/CO2, ao nível dos melhores da sua categoria.
O outro motor testado na apresentação é a versão mais potente do Opel Astra. Com 200 cv, o motor 1.6 turbo de injecção directa tem um binário de 300 Nm (em overboost), é extraordinariamente elástico e tem uma capacidade de recuperação muito ajudada pelo peso mais reduzido do conjunto.
Na gama vendida em Portugal fazem também parte o motor 1.6 CDTI de 136 cv (gasóleo) e o novo 1.4 Turbo de 150 cv a gasolina.
Todos estes motores pertencem à mais recente geração de motorizações da Opel, construídas em alumínio.
Existem três tipos de transmissão: caixas manuais de cinco e seis velocidades, a caixa manual robotizada Easytronic 3.0 e uma caixa manual automática de 6 velocidades disponível para o motor 1.4 turbo de 150 cv e para o diesel de 136 cv.
Pode encontrar todas as características dos motores disponíveis nas tabelas no final do texto.
A geração 2016 do Astra disponibiliza também equipamento inédito no segmento, como o avançado sistema de iluminação em led, designado IntelliLux LED Matrix.
Este opcional disponível nos níveis mais elevados de equipamentos é constituído por 8 módulos (em cada farol) com funcionamento independente, que adaptam, de forma automática, a intensidade e a direcção do feixe em função da iluminação da estrada e dos veículos à sua frente, quer os que viajam na mesma direcção como os que o fazem em sentido contrário.
Isto previne encadeamento e aumenta significativamente a visibilidade de quem conduz, sobretudo para as bermas da estrada.
Outro equipamento pouco habitual no segmento do Opel Astra são os bancos com ventilação, função de massagem e memórias de ajuste.
Existe ainda um sistema chamado Opel OnStar, um serviço permanente de assistência em viagem que permite o contacto telefónico com um centro de atendimento, para solicitar novas rotas até ao destino pretendido, um diagnóstico ao veículo ou comunicar uma situação de emergência.
Automóveis com História:
OPEL KADETT: Uma viagem até ao Astra
Este serviço está associado a uma rede de acesso à Internet 4G e a uma rede wi-fi que transforma o interior do Opel Astra num “hotspot” para permitir conectar vários dispositivos – tablet, smartphone – em simultâneo.
Alguns sistemas de assistência à condução do anterior Astra foram melhorados, como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
A colocação e maior sensibilidade da nova câmara de radar colocada numa posição mais elevada do chassis, permitiu aumentar a capacidade dos sistemas de alerta e manutenção na faixa de rodagem (mesmo acima dos 100 km/h), bem como do alerta à colisão eminente, que intervém sobre os travões em caso de não existir reacção por parte do condutor (entre os 8 e os 80 km/h).
A câmara traseira com melhor definição e a tecnologia de estacionamento automático vieram tornar mais fácil as manobras desta natureza.
Equipamento de série e opcional Opel Astra
De série: ar condicionado, volante forrado a couro, quatro vidros eléctricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecimento, computador de bordo, programador de velocidade com limitador, rádio com entrada USB, sistema Bluetooth e integração de "smartphones", e sistema de monitorização de pressão de pneus, controlo electrónico de estabilidade ESP Plus, ABS com EBD, airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina e fixações Isofix para cadeiras de criança.
Dynamic e Innovation acrescentam sensor de chuva, sensor de luminosidade, espelho retrovisor com anti-encandeamento eletrocromático e os sensores de estacionamento à frente e atrás.
Innovation acrescenta sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência, sistema de abertura e ignição sem chave Open&Start e rádio IntelliLink com sistema de navegação integrado, câmara dianteira Opel Eye, alerta de colisão dianteira iminente com travagem autónoma, alerta de saída de faixa com correcção autónoma da direcção e reconhecimento de sinais de trânsito
Preço do equipamento opcional do Opel Astra
– Faróis de matriz de LED IntelliLux: 1350 euros
– Câmara Opel Eye com múltiplas funções de apoio à condução: 550 euros nos Edition e Dynamic (de série no Innovation)
– Rádio IntelliLink com navegação e integração de “smartphones”: 600 euros nos Edition e Dynamic (de série no Innovation)
– Sistema Opel OnStar: 490 euros (opção nos Astra Edition e Astra Dynamic)
Como o Astra perdeu peso?
A diminuição do peso foi obtida, em primeiro lugar, com a redução das dimensões do Opel Astra de 2016.
A carroçaria passa de 357 para 280 kg (77 kg de poupança) e a plataforma, inteiramente nova, pesa menos 50 kg. Isto foi conseguido graças a uma nova forma de concepção e ao uso de aços de elevada resistência que permitiram reduzir o tamanho do chassis auxiliar e ainda das alterações operadas sobre a suspensão dianteira e traseira, que as tornaram mais leves e aerodinâmicas.
Com o mesmo objectivo, as jantes com maior dimensão têm somente 18’’ e até o sistema de escape foi aligeirado.
O tanque de combustível é igualmente mais pequeno e passou a ter apenas 47 litros, em vez dos anteriores 56 litros.
O conjunto de bancos é também 10 kg mais leve.
A ajudar, algo só possível devido ao restante trabalho de redução de peso, o uso de motores mais pequenos e mais leves, com o bloco em alumínio em vez de ferro fundido.
Opel OnStar: hotspot 4G sempre ligado
O novo Opel Astra pode manter contacto permanente com o mundo exterior graças ao sistema Opel OnStar.
Além dos serviços permanentes de apoio em viagem e em caso de emergência, esta funcionalidade assegura uma resposta automática em caso de acidente, assistência em caso de roubo do veículo e a ligação Wi-Fi 4G à Internet.
Gratuito no primeiro ano de utilização após o registo, o Opel OnStar faculta contacto direto com um operador, 24 horas por dia, 365 dias por ano, bastando premir uma tecla. O centro de comando identifica o idioma do condutor através das configurações do sistema de infoentretenimento do automóvel.
O utilizador pode ainda recorrer à aplicação de ‘smartphone’ MyOpel para efectuar várias operações à distância, como a recolha de informação sobre o estado do veículo, a localização do automóvel ou o fecho ou abertura do sistema centralizado de fechaduras.
O Opel OnStar é, exclusivamente, um serviço de assistência e de emergência, sem qualquer função de monitorização. Por isso, o utilizador pode premir a tecla “Privacidade”, ocultando assim a localização do veículo.
Mas se ocorrer o accionamento de um “airbag”, a privacidade é automaticamente levantada para a pronta acção dos serviços de emergência.
Características dos motores da gama Opel Astra 2015/2016
MOTORES GASÓLEO
|
1.6 CDTI
|
1.6 CDTI ecoFLEX Start/Stop
|
1.6 CDTI ecoFLEX Start/Stop
|
Classe de emissões
|
EURO6
|
EURO6
|
EURO6
|
Combustível
|
Gasóleo
|
Gasóleo
|
Gasóleo
|
Nº de cilindros
|
4
|
4
|
4
|
Cilindrada (cm3)
|
1598
|
1598
|
1598
|
Potência máx.
(cv / rpm)
|
95 / 3500
|
110 / 3500
|
136 / 3500-4000
|
Binário máx. (Nm
/ rpm)
|
280 / 1500-1750
|
300 / 1750–2000
|
320 / 2000-2250
|
Depósito de combustível (litros)
|
48
|
48
|
48
|
Peso, incluindo o condutor (70/156/EWG)
|
1335
|
1350
|
1350
|
Peso Bruto
|
1860
|
1865 / 1870
|
1875
|
Capacidade de carga (tara)
|
525
|
515 / 520
|
525
|
Peso máximo, Fr/Tr
|
970 / 900
|
970 / 910
|
980 / 910
|
MOTORES GASOLINA
|
1.0 Turbo
ECOTEC® Direct Injection ecoFLEX Start/Stop |
1.4 ECOTEC®
|
1.4 Turbo ECOTEC®
Direct Injection
|
1.4 Turbo ECOTEC®
Direct Injection ecoFLEX Start/Stop
|
1.4 Turbo ECOTEC®
Direct Injection
|
1.4 Turbo ECOTEC®
Direct Injection ecoFLEX Start/Stop
|
1.6 Turbo ECOTEC®
Direct Injection ecoFLEX Start/Stop
|
Classe de emissões
|
EURO 6
|
EURO 6
|
EURO 6
|
EURO 6
|
EURO 6
|
EURO 6
|
EURO 6
|
Combustível
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Gasolina
|
Nº de cilindros
|
3
|
4
|
4
|
4
|
4
|
4
|
4
|
Cilindrada
(cm3)
|
998
|
1399
|
1399
|
1399
|
1399
|
1399
|
1598
|
Potência máx (cv
/ rpm)
|
105
5500
|
100
6000
|
125
4000-5600
|
125
4000-5600
|
150
5000-5600
|
150
5000-5600
|
147 (200) / 5500
|
Binário máx.
(Nm / rpm)
|
170
1800-4250
|
130
4400
|
245
2000-3500
|
230
2000-3500
|
245
2000-3500
|
230
2000-4000
|
280 (300 c/ overboost)/ 1650-3500
(1700-4700)
|
Depósito de combustível (litros)
|
48
|
48
|
48
|
48
|
48
|
48
|
48
|
Peso, incluindo o condutor 70/156/EWG
|
1263
|
1248
|
1278
|
1278
|
1278
|
1278
|
n.d.
|
Peso Bruto
|
1780
|
1775
|
1820
|
1815
|
1820
|
1815
|
n.d.
|
Capacidade de carga (tara)
|
517
|
527
|
542
|
537
|
542
|
542
|
n.d.
|
Post a Comment