- Iluminação Full Led
- Mais sistemas de som e conectividade
- Mais ajudas à condução incluindo sistema de estacionamento mãos livres
O Renault Clio renova-se a partir de Setembro de 2016 e passa a contar com uma nova assinatura led, caixa de 6 velocidades no diesel 1.5 dCi e no TCi120 (apenas nas versões GT Line), mais equipamento e tecnologia de conectividade.
O sucessor do R5 é o carro mais vendido da Renault na Europa, com mais de 13 milhões de unidades.
Nos últimos anos tem sido também o modelo (gama) mais vendido em Portugal e, no nosso país, já comercializou mais de 425 mil unidades.
As 4 gerações deste modelo tem sido mesmo um dos pilares do sucesso da marca, que há 18 anos lidera a tabela das vendas em Portugal.
Mantendo a silhueta de sucesso que tão bem identifica tanto a versão berlina (5 portas) ou carrinha (Sport Tourer), o Clio passa a poder contar com luzes totalmente em LED, para uma iluminação mais límpida e potente, inserida numa frente muito subtilmente redesenhada.
À frente, esta tecnologia fornece mais 20% de luz e um feixe de halogéneo que provoca menos encandeamento. Nas versões superiores, os faróis diurnos (DRL) LED têm a forma de "C", característicos da nova assinatura luminosa da gama.
Disponível consoante as versões e apenas na carroçaria berlina, as luzes traseiras LED, acesas em permanência, adoptam também a forma em "C".
Nas versões de entrada e médias, há apenas faróis diurnos LED e elementos cromados na parte inferior da grelha dianteira.
Para reforçar o seu carácter, a parte inferior dianteira do novo Clio é visualmente mais larga e, na traseira, o design da saia da embaladeira foi também modificado para proporcionar maior robustez.
Preços do Renault Clio 2016 (incluindo DCi110 e TCe120)
Motores Renault Clio com 6 velocidades
As novidades mecânicas do Renault Clio 2016 incluem o motor a gasóleo 1.5dCi com 110 cv e caixa manual de 6 velocidades.
Uma caixa também de 6 velocidades passa a equipar o motor a gasolina 1.2 TCi de 120 cv.
Estas versões vão estar para já apenas disponíveis nos níveis de equipamento "GT Line"
Estas versões vão estar para já apenas disponíveis nos níveis de equipamento "GT Line"
Apesar da maior energia revelada com estas duas novas motorizações, a Renault garante que o Clio não é significativamente mais penalizado nos consumos e emissões, uma vez que as 6 relações da caixa permitem uma maior distribuição da transmissão.
O motor Energy 1.5 dCi 110 vem equipado com Stop & Start e sistema de recuperação de energia na travagem e na desaceleração.
A potência de 110 cavalos é atingida às 4000 rpm e oferece um binário de 260 Nm às 1750 rpm.
O motor a gasolina TCe 120, também associado à caixa manual de seis velocidades (complementando a oferta da caixa automática de dupla embraiagem EDC) disponibiliza 205 Nm a partir das 2000 rotações.
A oferta a gasóleo continua a contar com versões do bloco 1.5 dCi com 75 e 90 cv, distribuídos pelas carroçarias de 5 portas berlina), carrinha (Sport Tourer) e comercial ligeiro.
A gama a gasolina abrange mecânicas com 75, 90 e 120 cv, com caixa de velocidades manual ou automática de dupla embraiagem (EDC).
Novidades no habitáculo do Renault Clio 2016
- Volante redesenhado sem alguns elementos plásticos que dispunha
- Volante revestido a couro nas versões superiores
- Alavanca de velocidades com um estilo mais moderno
- Painéis das portas renovados
- Apoios de braço, agora integrais, ganham maior qualidade visual e incorporam novos botões de comando
- Arejadores centrais foram redesenhados
- Iluminação de tecto integra luzes de leitura individuais, bem como iluminação LED
- Qualidade dos tecidos dos bancos evolui em todas as versões e nas versões superiores, o novo design dos bancos é mais envolvente e oferece um melhor apoio lateral.
- O programa de personalização permite mais de 30 combinações diferentes, entre 5 strippings de tejadilho (lisos ou em dégradé), retrovisores exteriores pintados e 4 packs de personalização exterior: frisos de grelha dianteira e protecções laterais das soleiras das portas
Equipamento de som e navegação
O Clio que chega aos mercados em Setembro de 2016 pode contar com mais conectividade e mais equipamentos destinados a facilitar a vida a quem conduz e garantir mais segurança a todos.
Assim, consoante as versões, o Clio passa a propor 3 sistemas multimédia, incluindo o inteligente sistema R&Go®, disponível desde a gama de base, e a mais recente evolução do sistema R-LINK.
Um ecrã táctil de 7” permite aceder ao “Media Nav Evolution” com funções de navegação com informações de trânsito, Bluetooth, música em streaming a partir de um smartphone, visualização das imagens da câmara de marcha atrás e função Driving Eco2, com dados sobre o tipo de condução e conselhos para otimizar o consumo.
- Navegação TomTom®, complementada por informações de trânsito em tempo real (serviços TomTom® Live), com oferta de um ano de conectividade (consoante o país),
- Função Bluetooth e 3G,
- Reconhecimento de voz,
- Visualização de fotografias ou vídeos (com o automóvel parado),
- Renault R-LINK Store, que permite aceder a um variado catálogo de aplicações,
- Gestão de novos sistemas de ajudas à condução (consoante as versões).
Aos amantes do melhor som é oferecida a possibilidade de optar pela qualidade de um sistema de som Bose®
Ajudas à condução do Renault Clio 2016
Para facilitar a condução em cidade, o Renault Clio passa a poder também contar com “Easy Park Assist”.
Este sistema de estacionamento mãos-livres, capaz de detectar espaço disponível e de executar as manobras de volante necessárias para o parqueamento, está disponível nas versões superiores.
O condutor começa por indicar o tipo de estacionamento pretendido: em paralelo, na perpendicular ou em espinha. A menos de 30 km/h, o sistema detecta qualquer espaço disponível adequado. Após isso, o condutor apenas tem de se preocupar em controlar o acelerador, o travão e a caixa de velocidades.
Além disto, agora, os retrovisores rebatem-se automaticamente quando as portas são trancadas, os espelhos de cortesia dispõem de iluminação e o retrovisor é electrocromático, evitando o encandeamento em condução nocturna.
O condutor começa por indicar o tipo de estacionamento pretendido: em paralelo, na perpendicular ou em espinha. A menos de 30 km/h, o sistema detecta qualquer espaço disponível adequado. Após isso, o condutor apenas tem de se preocupar em controlar o acelerador, o travão e a caixa de velocidades.
Além disto, agora, os retrovisores rebatem-se automaticamente quando as portas são trancadas, os espelhos de cortesia dispõem de iluminação e o retrovisor é electrocromático, evitando o encandeamento em condução nocturna.
Alguns factos e recordes importantes do Renault Clio
- A segunda geração do Clio foi, até à data, a que teve maior sucesso comercial sendo 3 vezes o modelo mais vendido em Portugal (163.016 unidades)
- As 50.545 vendas do Clio Société II são um recorde de todas as gerações e o ano histórico em termos de vendas foi 2000, com 7.259 unidades desta versão comercial
- 1992 foi o ano que registou o recorde absoluto de vendas do Clio: 30.362 unidades, das quais 3.531 versões comerciais
- O projecto mecânico do Clio II foi de tal maneira bem concebido que, apesar da 3.ª geração ter surgido em 2005, manteve-se em comercialização até 2008 (Storia).
- O Clio III foi uma vez o modelo mais vendido em Portugal, 4 vezes líder da classe e o primeiro do segmento a obter 5 estrelas. É a base da actual gama Dacia
- O pior ano de vendas do Clio III em Portugal foi 2012, com apenas 4.592 unidades, sendo o 2.º modelo mais vendido logo atrás do Mégane
- A grande novidade introduzida na terceira geração do Clio foi a Sports Tourer. A carrinha do Clio representa actualmente 25,5% das vendas da 4.ª geração do Clio em Portugal
- Quando foi lançado, em 1990, as vendas das versões a gasóleo (1.9 dCi) eram praticamente residuais e quase circunscritas às versões comerciais. Em 2015, na gama de passageiros, o diesel representou 59,5% das vendas.
Sem comentários:
Enviar um comentário