O Volkswagen T-Roc é atualmente um dos carros com mais procura do grupo alemão, estando prestes a destronar o Golf como o modelo mais vendido pela marca na Europa.
Este foi, em 2021, o impacto sobre a economia portuguesa das 210.754 unidades automóveis produzidas pela fábrica da AutoEuropa:
- Representou 5% das exportações nacionais;
- Teve um impacto de 1,5% do PIB português;
Com alma lusa, o veículo produzido pela AutoEuropa em Palmela, foi, em 2021, o carro mais vendido pela marca em Portugal e é também, em termos de volume, o modelo que tem mais penetração junto dos consumidores particulares.
Esta a razão porque às quatro linhas de equipamento (T-Roc, Life, Style e R-Line), a Volkswagen Portugal tenha acrescentada uma outra, idealizada especificamente para o consumidor nacional: TROC@PT, série especial desenvolvida sobre a versão Life e disponível com as motorizações 1.0 TSI e 1.5 TSI de 150 cv, com preços, respectivamente, de 29.866 e 35.028 euros.
No final do texto estão os preços de todas as versões do VW T-Roc vendidas em Portugal.
Uma das características da versão lusa é não dispor de sistema de navegação, que custa sensivelmente 600 euros.
A razão prende-se com o facto da maioria dos condutores nacionais utilizar as aplicações presentes no seu próprio telemóvel.
O VW T-Roc de 2022 difere visualmente do T-Roc lançado em 2017 por alguns apontamentos estéticos da carroçaria, nomeadamente na parte dianteira.
Aqui, os faróis led passam a marcar presença de série em todas as versões, acompanhando uma linha que atravessa a nova grelha.
Mas é sobretudo no habitáculo que se reconhece a maior evolução, já que transmite uma imagem de mais qualidade.
E isso foi possível revestindo partes do interior com material mais suave e acrescentando equipamento, nomeadamente um painel digital atrás do volante e um novo ecrã táctil central, posicionado em posição mais elevada e destacada, disponibilizado nos níveis mais elevados de equipamento.
Esta valorização do modelo é provavelmente aquilo que existe de mais importante, já que dinamicamente as diferenças são menos evidentes.
A oferta mecânica é também semelhante: três motores a gasolina (1.0 TSI/110 cv, 1.5 TSI/150 cv e 2.0 TSI/300 cv) e duas versões do motor a gasóleo 2.0 TDI, com 115 ou 150 cv.
Estes motores podem ser combinados com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete velocidades DSG.
Quanto à versão para quem gosta de andar com os cabelos ao vento, a versão descapotável do T-Roc possui quatro lugares e uma capota maleável com três camadas de tecido, como a do Beetle ou o do Golf Cabrio.
Um sistema elétrico/hidráulico assegura um processo totalmente automática de abertura ou de fecho em apenas nove segundos.
Quando aberta, a capota dobra em forma de Z para trás dos bancos traseiros, reduzindo a capacidade da bagageira para 284 litros, ao invés dos 445 litros da carroçaria de cinco portas.
Um sistema de proteção é ativado instantaneamente na iminência de um possível capotamento, protegendo o condutor e os passageiros com duas resistentes placas colocadas atrás dos encostos de cabeça traseiros.
Reforços adicionais da carroçaria compensam a ausência de um tejadilho fixo.
Imagens da fábrica da AutoEuropa, a Volkwagen em Palmela
Post a Comment